Order:
  1.  3
    Da História da Linguagem à Crítica da Metafísica em Condillac.Fernão de Oliveira Salles - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):63-80.
    O presente artigo pretende examinar as linhas gerais da crítica de Condillac à metafísica, tentando indicar os elos entre sua recusa dos grandes sistemas do século XVII e sua concepção de linguagem. Para tanto, parte-se do Tratado dos sistemas, onde essa crítica é empreendida de maneira intensiva e detalhista, para se chegar à teoria dos signos linguísticos, apresentada pelo filósofo no Ensaio sobre a origem dos conhecimentos humanos e retomada em obras subsequentes. A tese fundamental aqui é a de que, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    David Hume e o “curioso ajuste das causas finais”.Fernão de Oliveira Salles - 2014 - Discurso 43:51-76.
  3.  9
    Natureza e artifício: Hume crítico de Hutcheson e Mandeville.Fernão De Oliveira Salles - 2020 - Discurso 50 (1).
    Nosso objetivo geral consiste em situar a filosofia moral de David Hume no debate iniciado pela publicação da Fábula das Abelhas de Bernard Mandeville. Pretende-se com isso, matizar a suposta filiação de Hume à filosofia moral de Francis Hutcheson, em especial, e às filosofias do senso moral de um modo geral. Para tanto, além de uma breve exposição das posições de Mandeville e Hutcheson, buscamos realizar uma análise mais detida da concepção humiana de juízo e sentimentos morais, de maneira a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark